sexta-feira, 18 de maio de 2018

QI 150

Está circulando o número 150 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 32 páginas e traz os artigos "Literatura popular no Brasil" e "Romance ilustrado", o ensaio "A natureza urbana" com fotos de calendários de bolso, além dos quadrinhos de Luiz Claudio Lopes Faria, Wagner Teixeira Rabiscos, colado na seção de cartas), Antonio d'Lima e do editor. Completam a edição as colunas "Fórum" e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A coluna "Mantendo contato" agora publica a entrevista com Fernando Bonini, anunciada na edição 148, que por um engano na diagramação acabou não saindo. A capa traz uma ilustração de Guimarães.
Dias (que tem encartado o minizine
A cada edição, Guimarães inventa uma ideia interativa que me recorda o fanzine Cardiopoesia, de Sammis Reachers, publicado no início do século, que trazia dispositivos muito interessantes ainda não replicados por outras publicações. Mas QI está no caminho certo.
Junto à edição, o assinante recebe Mestres das Histórias em Quadrinhos 1: Jayme Cortez, fascículo com 8 páginas com um ensaio de Carlos Gonçalves sobre este importante quadrinhista português de nascimento e brasileiro de coração.
QI impresso é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital, bem como do encarte, estão disponíveis no saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Edições anteriores também podem ser encontradas no mesmo link. E com a vantagem das imagens em cores, que deixam a publicação muito mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário